terça-feira, 26 de abril de 2011

Os dois lados do pênalti ..

 Pênalti .. A famosa penalidade máxima, aquela que todo jogador pede para sofrer - e bater, para marcar o seu gol. Convenhamos que para muitos, é a maneira mais fácil de marcar seu gol e fazer suas dedicações.
 O pênalti tem dois lados, como toda moeda. De um lado, a glória de converter e ser o herói de uma vitória dramática, do outro lado, a tragédia de perder e levar fama de vilão, pelo insucesso do seu time.
                                  Loco Abreu comemora seu gol de pênalti na copa.
 A penalidade, provoca a maior incoerência dentro do futebol. Quando ela ocorre durante o jogo, o jogador agradece aos céus, dá como certo o gol, e comemora mais um no placar. E quando ela vem a ocorrer depois do tempo normal? Digo uma disputa de pênaltis, como ela é recebida? Os jogadores ficam nervosos, os goleiros começam suas orações, e os torcedores desesperados começam com seus rituais. Existem aqueles que preferem não ver, fechar os olhos na hora da cobrança, só ver as cobranças do time adversário, ou simplesmente, se desligar do jogo, não ver, não ouvir, ficar sem saber o que virá à acontecer. São diversos os rituais, mas a verdade é que nenhum deles influencia no resultado final.
 Existem aqueles que afirmam : Pênalti é loteria. Mas que afirmação mais besta, que os Deuses do futebol se remexem em seus túmulos quando escutam. Pênalti, como diria o grande canhotinha de ouro Gérson, nada mais é do que competência : Competência de quem bate, em saber bater, e competência de quem defende, de saber defender.
                                  Cech defende pênalti; Privilégio para poucos arqueiros.
 O maior fato de um pênalti, é que ele, seja durante o jogo ou depois, sempre é decisivo em uma partida. Por isso que nunca se poder deixar a moeda pênalti, cair com a face da tragédia para cima. Por segurança, segure-a com a face da glória para cima, e não à jogue no ar, para a sorte decidir o que fazer com ela. Que o cobrador tenha a competência de saber bater, ou que o arqueiro tenha a competência de saber defender. Isso sempre é decisivo, e às vezes, decide muito mais do que um placar.
 E você leitor, o que acha : Pênalti é loteria? ou competência? 


por Matheus Schnell, @schnellflu

Nenhum comentário:

Postar um comentário